Contribuir com a melhoria da qualidade de vida é um dever de todo o cidadão. Analise suas condutas em relação aos resíduos sólidos gerados em sua residência. A separação dos mesmos contribui para a triagem realizada pela Associação de Recicladores e, conseqüentemente, para os processos produtivos.
Saiba que 37% dos resíduos sólidos domésticos, gerados na cidade de Caxias do Sul (o que corresponde a aproximadamente 80 toneladas), são compostos de plástico, papel e papelão, vidro, metal ferroso e metal não-ferroso. Esses componentes são passíveis de reciclagem. Colabore com a separação dos mesmos em sua residência.
Colabore para reduzir a quantidade de alimento presente na composição dos resíduos sólidos. Nos restaurantes, coloque no prato apenas o que será ingerido. Não deixe comida no prato e contribua para reduzir a quantidade de resíduos a ser tratada.
A reciclagem de resíduos sólidos traz vários benefícios para a população, diminuindo a extração de recursos naturais, o consumo de água nos processos produtivos, a poluição, a quantidade de resíduos enviados ao aterro sanitário e o consumo de energia. Contribui para a limpeza da cidade e gera mais empregos.
Diariamente na Cidade de Caxias do Sul são geradas aproximadamente 27 toneladas de papel, 8 toneladas de metais, 11 toneladas de vidros e 30 toneladas de plásticos. Com sua colaboração na separação desses materiais, você contribui para aumentar a produção de novos produtos a partir da reciclagem.
Saiba que, aproximadamente, 80% dos resíduos sólidos domésticos, gerados em nosso país, são destinados aos lixões, ocasionando a contaminação das águas superficiais e subterrâneas, do solo e do ar, e favorecendo a proliferação de ratos, moscas, mosquitos e baratas.
A economia de energia elétrica na produção da lata de alumínio, a partir da reciclagem, é de 95%. Para se obter uma tonelada do alumínio requerido para a produção da lata de alumínio são necessários 17,6 mil kWh. Com a reciclagem, o consumo de energia cai para 700 kWh por tonelada. Economize energia elétrica, colaborando com a coleta seletiva das latinhas de alumínio.
A bauxita é o minério de alumínio responsável pela quase totalidade da produção de alumínio primário. São necessárias cinco toneladas de bauxita para se produzir uma tonelada de alumínio. Colabore com a preservação das riquezas naturais. Colabore com a coleta seletiva das latinhas de alumínio.