Estudo Prévio de Viabilidade de Terrenos

 

      O Estudo prévio de Viabilidade de Terreno surgiu em reposta as novas políticas e necessidades relacionadas com o meio ambiente. O levantamento  prévio das características de um dado terreno é importante para o dimensionamento e planejamento de qualquer obra.

      Esse estudo é composto por 4 etapas distintas: Sondagem, Topografia, Levantamento Arbóreo e Levantamento de Passivos Ambientais.

  • Sondagem: este estudo irá realizar coleta de amostras em pontos estratégicos do terreno estudado com o objetivo de caracterizar o tipo de solo e suas características. Essa etapa fornece subsídios para a realização de projetos de construção civil, mineração, etc, no terreno estudado. 
  • Topografia: medição para calcular a área exata do lote, com indicação das curvas de nível, visando subsidiar o planejamento para melhor aproveitar a área e/ou balizar terraplanagem.
  • Levantamento Arbóreo: permite a caracterização da vegetação em seus diversos estágios sucessionais e as espécies que a compõe. A identificação de estágios sucessionais avançados ou espécies nativas protegidas exigem estudos ambientais específicos para a supressão, que devem ser incluídos no planejamento de qualquer obra.
  • Levantamento de Passivos Ambientais: Passivos Ambientais, atualmente, são consideradas degradações ambientais existentes em determinada área. Essas degradações ambientais, segundo a legislação ambiental, exigem remediação com investimentos variáveis. Um projeto estabelecido em terreno com passivos, deverá, em seu planejamento, contemplar a investigação desses passivos e sua remediação.