Construção de Prédios 100% Ecológicos PARABÉNS

05-08-2010 15:01

 

Dono do Grupo Advento, o empresário Juan Quirós lança prédios que têm a ambição de se tornar 100% sustentáveis

 

ecologia.jpg

Juan Quirós, do grupo Advento:

Um estudo realizado recentemente pela ONU revelou que shoppings, fábricas, edifícios e todas as demais construções existentes no mundo são responsáveis por 30% das emissões de gases do efeito estufa. É uma enormidade. Pior ainda: o percentual tende a aumentar, diante do crescimento econômico das nações emergentes. Por isso mesmo, nos últimos dois anos começaram a ser erguidos prédios que teriam uma espécie de selo ambiental.

A maioria deles, porém, não vai muito além de um espaço reservado para o plantio de árvores ou, em casos ainda raros, o uso de sistemas alternativos, como aquecimento solar. Para o empresário Juan Quirós, dono do Grupo Advento, formado por empresas da área de construção, isso representou uma grande oportunidade de negócio. Quirós, que já presidiu a Apex, agência governamental de fomento das exportações, é pioneiro no lançamento de prédios que têm a ambição de se tornar "100% sustentáveis". Suas construções prevêem a reutilização da água da chuva e o uso racional do ar-condicionado, entre outras novidades (leia quadro). "Os prédios verdes podem contribuir drasticamente para a redução de emissões de poluentes", diz Quirós.

Desde o ano passado, o grupo Advento tirou do papel 12 projetos de imóveis sustentáveis, que foram construídos no Rio de Janeiro e em São Paulo. Entre eles, prédios comerciais, residenciais e fábricas de diversos ramos. Outros oito deverão ser levantados no ano que vem, nos mesmos Estados.

Os empreendimentos custam 10% a mais do que um edifício convencional - e Quirós, obviamente, transfere as despesas para quem compra. "O que encarece as obras no Brasil é a carência de fornecedores e fabricantes de material de construção especializados", diz Quirós. "Hoje, importamos grande parte desses produtos, mas a tendência é que as opções aumentem muito em pouco tempo", afirma o empresário. Os projetos de Quirós já são reconhecidos no Exterior. Tanto que ele é o único brasileiro a integrar o Conselho da Agenda Global para o Futuro da Construção Sustentável, no Fórum Econômico Mundial. A última reunião do fórum aconteceu no final de novembro, em Dubai.

 

ecologia2.jpg